top of page

COMPREENDENDO OS FUNDAMENTOS DO ESCOTISMO

  • Foto do escritor: Antônio Carlos Pacheco
    Antônio Carlos Pacheco
  • 17 de mai. de 2015
  • 4 min de leitura

COMPREENDENDO OS FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO "O Movimento Escoteiro é apolítico no que se refere a política de partidos, por isso não faço essas observações com intenções partidárias, que nenhum chefe deve ter quando prepara seus jovens para suas responsabilidades políticas. No sentido de uma política de Estado, mais do que a política partidária, é que queremos preparar os jovens." BP (Educação para as Responsabilidades do Cidadão - Headquarters Gazette, julho de 1918 - Sempre Alerta n° 91 - jul-ago/85).

1. COMPREENDENDO A DEFINIÇÃO DE ESCOTISMO

A definição é um resumo das principais características do Movimento Escoteiro, para permitir ao público compreender suas ideias mais significativas. Vamos a definição:

"O Escotismo é um Movimento Educacional para Jovens, com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculo político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos por Baden Powell."

A parte em negrito constitui uma definição resumida do Escotismo. Vamos analisar melhor esta parte. A palavra Movimento significa uma série de atividades organizadas com determinada finalidade. Desta forma, ser um Movimento implica e, pelo menos três coisas: uma finalidade explícita (no nosso caso o propósito) , uma dinâmica interna e algum tipo de organização para alcançá-la. Ao mesmo tempo, sublinha que a parte técnica de atendimento à juventude deve sempre predominar sobre os meios, atendidos pela administração.

O Escotismo se define como um Movimento Educacional, por oferecer uma educação não formal aos seus membros. A educação formal é propiciada no sistema escolar, estruturado hierarquicamente e que abarca desde o ensino fundamental até a universidade. Por sua vez, educação informal é o processo ao longo de toda a vida, onde cada indivíduo adquire conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, por meio de experiências diárias e das influências e recursos educativos do meio ambiente. A educação escoteira foi precursora da escola ativa e visa contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento. O Escotismo é para Jovens, pois busca atender crianças desde os 7 anos de idade até os jovens completarem os 21 anos. Abaixo relacionamos as faixas etárias atendidas pelos Escoteiros do Brasil: Lobinhos e Lobinhas - 7 a 10 anos de idade; Escoteiros e Escoteiras - 11 a 14 anos de idade;

Seniores e Guias - 15 a 17 anos de idade;

Pioneiros e Pioneiras - 18 até completar 21 anos de idade.

A passagem de um ramo para o seguinte deve ser feita após um período de transição que permite aos jovens conhecer e adaptar-se à sua nova seção.

O termo Jovens também indica que o Movimento Escoteiro atende tanto a meninos e rapazes, como no sistema co-educativo, também meninas e moças.

Com a colaboração de adultos é a frase que serve para destacar o importante papel de estimulador e facilitador que o adulto representa no Movimento Escoteiro. Tanto o Escotista (chefe ou assistente), naquela função definida pelo Fundador como de "irmão mais velho", como os Dirigentes, apoiando e suprindo as necessidades das diversas seções. A palavra voluntário, na nossa definição tem duplo significado. Em primeiro lugar que o ingresso de qualquer pessoa, criança, jovem ou adulto no Escotismo deve ser livre e espontâneo, após conhecer o propósito e a prática que o Movimento Escoteiro oferece e as regras do "jogo escoteiro". Mas também caracteriza que a atuação dos chefes e assistentes, assim como de dirigentes e conselheiros, não é remunerada, o que comprova o grande idealismo que mobiliza os adultos que atuam no Movimento Escoteiro. A caracterização de que o escotismo é sem vínculo político-partidários serve para sublinhar que o mesmo não se envolve com os partidos políticos. Isso não significa que o escotismo se encontre desvinculado na realidade política da nação, já que seus antigos e atuais membros podem e devem ter uma atuação política, e se assim o decidirem, político-partidária, em caráter pessoal, sem envolver o Movimento Escoteiro. Por outro lado o Movimento Escoteiro integra-se na luta pelas grandes causas do povo brasileiro de conotação supra-partidária. A pluralidade de opções partidárias individuais dos membros do Movimento Escoteiro é uma garantia a mais que os Escoteiros do Brasil não assumem quaisquer compromissos com os partidos políticos.

O Escotismo como Movimento aberto, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, deve ter sempre uma posição ativa de busca de participação de todos os segmentos da sociedade brasileira, o que significa muito mais que a simples e passiva "não discriminação". Desde sua fundação na Inglaterra em 1907, ele concretiza a prática ecumênica, dando oportunidade à vivência das mais diversas religiões nas atividades escoteiras e permite a convergência das diversas categorias sociais. Correspondendo ao espírito de confraternização do povo brasileiro, o Escotismo também estimula a integração de múltiplas vertentes étnicas nos Grupos Escoteiros. favorecendo que cada escoteiro se sinta "amigo de todos e irmão dos demais escoteiros". Por último, a citação final de que a Definição do Movimento é de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos por Baden Powell, fortalece o vínculo com nosso fundador e evita repetições.

 
 
 

Comentários


© 2016 por ANTÔNIO CARLOS PACHECO.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page